segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A hora e a vez da mulher no mercado de trabalho

Segundo dados do Ministério do Trabalho, as mulheres estão ocupando um espaço maior no mercado de trabalho. O estudo indica que 16,2 milhões de mulheres estão no mercado de trabalho formal, enquanto em 2002, a participação feminina era de 11,4 milhões, o que significa um crescimento de 40,9%. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta ainda que que, em 10 anos, a participação masculina no mercado de trabalho se manteve praticamente estável, oscilando de 81% para 80,5%. Mas as mulheres, no mesmo período, aumentaram de 52% para 57,6%. Entretanto, as mulheres ainda continuam em grande desvantagem em relação aos homens no universo corporativo, a exemplo da remuneração: elas ganham cerca de 30% a menos do que eles.

E mesmo com tantas barreiras à frente, há inúmeros exemplos de mulheres que conseguiram conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Silvana Fraraccio, 49 anos, empresária, ilustra bem esta realidade. Sócia da URANET Projetos e Sistemas, empresa especializada em soluções para contact center, a trajetória da empresária começou cedo. Aos 15 anos, Silvana já trabalhava com processamento de dados, em uma função que não existe mais, a de "perfuradora de cartões" que, hoje, se compara a "digitadora" (responsável por alimentar os dados para o processamento do computador). Aos 16, foi  promovida a "chefe de perfuração" e, aos 18, "chefe do centro de processamento de dados". Após concluir o curso de contabilidade, mudou de área e passou a trabalhar no setor financeiro de uma construtora. Posteriormente, foi trabalhar em uma rede distribuidora de malhas de Santa Catarina como gerente administrativa financeira.

Em 1990, nasceu a Sys&Tec Projetos e Sistemas, tendo Silvana como única sócia mulher e responsável pela administração da empresa, englobando toda a área administrativa e financeira. Constituída com o objetivo de realizar a manutenção e o desenvolvimento dos projetos de sistemas da Bovespa, a Sys&Tec passou a atender também a Bolsa de Valores de Bilbao, na Espanha, e a de Buenos Aires. Em 1993, Silvana, juntamente com os demais sócios, continuou o desenvolvimento de uma URA própria, em parceria com a IBM, e acabou se especializando também no sistema de chamadas do extinto 0900. No ano de 1997, chegou a abrir um escritório em Madri para desenvolver outros sistemas. Três anos depois, ao perceberem que a empresa ganhava força na especialização de sistemas e processos focados na gestão do relacionamento com clientes, Silvana e os sócios resolveram investir no negócio de contact center, fundando a URANET Projetos e Sistemas. 

Ainda em 2000, com o objetivo de oferecer um produto que possibilitasse o monitoramento on-line e em tempo real das ligações e permitisse intervenções imediatas durante o contato telefônico, a URANET desenvolveu o IntergrALL, uma solução de gerenciamento inteligente de contact centers, 100% web, parametrizável, de fácil navegação e que atende a alta demanda por soluções integradas, contrapondo-se aos modelos tradicionais, cujas tecnologias provem de diversos fornecedores e não se interligam.

“Como em qualquer empresa, no início, o maior desafio era a consolidação e a aquisição de credibilidade no mercado sempre competitivo. E, especialmente no ramo de prestação de serviços, em que o fator humano tem o maior peso para a qualidade do produto final, mantivemos sempre nosso foco na excelência do trabalho. A partir deste conceito, ainda mesmo pequenos, atendíamos as necessidades dos clientes de forma que nada ficássemos devendo aos grandes concorrentes e, mais que isso, desenvolvendo nosso trabalho sempre de forma diferenciada para cada cliente, sendo participativos e parceiros, ajudando-os a gerir os trabalhos para os quais fomos contratados. Outro diferencial nosso é a forma correta como trabalhamos, no que diz respeito à Legislação Trabalhista: nunca usamos de subterfúgios na contratação de nossos funcionários para driblarmos o pagamento de impostos e encargos, o que garante uma tranquilidade aos clientes. Assim, fomos conquistando espaços, fortalecendo nossa imagem e inovando nossas soluções.”

Solteira e sem filhos, Silvana é o exemplo da mulher independente, que busca reconhecimento em um mercado de trabalho ainda dominado pelos homens. Com uma rotina de trabalho de onze a doze horas diárias, Silvana acredita que falta pouco para haver uma igualdade maior entre homem e mulher no universo corporativo. “Os conceitos já mudaram. Hoje, quem não reconhece a mulher no mesmo nível de igualdade do homem, é arcaico. E se hoje ainda não temos um cenário equilibrado no mundo dos negócios, é porque há muito o que ser feito para compensar tantos anos de preconceito com a mão de obra feminina.”

Hoje, com quase 4 mil funcionários e um faturamento em torno de 109 milhões de reais, a URANET já conta com duas unidades em São Paulo, uma no Centro e outra na Aclimação; e atende a grandes clientes do setor de telecomunicações, financeiro, entre outros. “É muito gratificante participar de uma empresa que gera emprego para tantas pessoas e que acaba contribuindo para a manutenção de tantas famílias. Igualmente gratificante é você ver o seu trabalho reconhecido pelo cliente, que, na verdade, é o objetivo final.” E para a mulher que pretende apostar em um negócio próprio, Silvana adverte. “Começe fazendo a coisa certa, não se iluda com formas mais fáceis de ganhar dinheiro. Tenha sempre o equilíbrio entre a ousadia e a realidade.”


Fonte:Uranet

Nenhum comentário:

Postar um comentário